terça-feira, 12 de abril de 2011

Entrevista Ao Senhor Emanuel Calmon Maciel

1.       Em que Período Atuou Como Professor de Educação Física No Cerpv?
R= Eu Trabalhei em 1969 a 1972.


2.       O que os Alunos Achavam das Aulas de Educação Física No Cerpv?


R=  Olha...  Eu Acho... Gostavam Né, A freqüência Era Muita Boa Agente Tinha Atividades Internas Dentro do colégio Né, E Eu Fazia Muitas Atividades Fora Do Colégio Né e isso Da Um Dinamismo e Eu Ficava Naquela Coisa Rotineira, Aquela Coisa de Sempre e Agente Tinha Dentro De Interno, Agente Fazia os Campeonatos Né, Futebol de Salão, Basket, Vôlei Ball e Fora Agente Praticava Muito Esporte, ia Até O Ribeirão Sempre, Na Balaustrada Agente Trabalhava Muito Ai Então Agente Dinamizava Educação Física, No Caso Era Educação Física Tradicional, Eu Como Professor, Eu Tomei Curso em Salvador e Foi Quase Aquela Mudança, Saindo Do Tradicional pra uma Nova Abertura Na Educação Física Na Escola.


3.       Como Você Trabalhava Nas Aulas De Educação Física Do Cerpv?

R= Praticamente Já Respondir Isso Na Pergunta Anterior, Mas é Isso Trabalhava, Tive Amizade do Grupo, Inclusive Eu Tinha Sempre Uma Oportunidade De Botar Aqueles Alunos Mais Passíveis, Mais Freqüentes, Mais Delicados, Eu Sempre Também Botava Eles Pra Às Vezes Me Ajudar Como Professor Da Educação Física Né, Já No Intuito Também Deles Ficarem A Vontade Né, Trabalhar De Saber O Que é Ser Um Professor  Né, e Agente Dinamizavam O Grupo Era Bem Dinâmico, Os Alunos Gostavam Muito  De Trabalhar, Porque Eles Dinamizavam, Eu Aproveitava Muito a Idéia Do Aluno,Também que é Muito Importante Né, As Vezes Eles Me Propunham A Fazer Alguma Coisa E Eu Aceitava Né e Agente Vinha Sempre Numa Dinâmica Muito Forte Na Educação Física.


4.       Qual A Diferença Entre o Ensino do seu Período em que lecionou na Escola Em Relação Aos Dias Atuais?

R= Olha... Praticamente Eu Sei Mais O Menos Os Dias Atuais, Porque Eu Desde 72 Que Eu Sair Do Colégio, De Escola Né, Não Freqüentei Mais Escolas Assim, Mais Eu Acho Que Antigamente Valorizava Muito Mais O Aluno Do Que Hoje Né, Agente Tina...  Agente Procurava Através dos Esportes Buscar os Campeonatos Em Termo De Estado Né, Salvador Regional E Eu Acho que A Diferença que Existia Era Exatamente Essa Educação Física Era Muito Mais Valorizada Do Que Hoje.


5.       Qual é a Importância Do Colégio Cerpv Na Formação Dos Alunos De Lençóis e Para Você Como Cidadão?

R= Olha Eu Posso Falar na Minha Época de Estudante e Depois Como Professor, Era Um Colégio Muito Respeitado Na Nossa Região, O Colégio Chegou A Ser Referência Né, E Quando Foi Criado o Colégio Em Lençóis, É Ele Veio De Alguns Professores Que Vieram de Instituto Fonte Nova, Que Era Um Colégio Americano, Um Colégio Interno e Esses Professores Eram Formado Lá,  E Professor Renato Pereira Viana Idealizou esse Colégio , Ficou Com Muita Dificuldade e Tudo Então Você Tinha Mais Aquele Professor Delicado, Aquele Professor Mais Determinado Né, Um Professor Mais Empenhado , Apesar de Até Ganhar Quase Que Financeiramente  Não Era Tão Bom, Como Se Paga Hoje, Apesar do Professor ta Muito Aquente No Valor Hoje, Mais De Qualquer Maneira Os Professores Recebem Em Dia, Ta Tudo Em Dias, Antigamente Agente Tinha Essa Dificuldade De Receber Dinheiro Né, Era Mais Uma  Doação Dos Professores Pra Que Essa Entidade No Caso Do Colégio Se Manter- se Viva, Então O Colégio Era Muito Bom e Desse Colégio Lençóis Vieram Diversos Alunos Da Região De Andaraí, Palmeiras, Seabra, Iraquara Que Vieram Estudar Aqui e Esses Alunos Saíram Daqui e Formaram Lá Seus Colégio Lá, Então É Um Colégio que teve Uma Referência Regional.


6.       E Desde que O Senhor Saiu Do Colégio, Existe Alguma Coisa Que O Senhor Sente Saudade?

R= Eu Sinto, Sinto de Ser Professor De Educação Física É A coisa Que Eu Mais Gosto Da Minha Vida è Esporte.


                    Momento Vídeo

3 comentários:

BLOG DO VIRGUM disse...

Olá pessoal, gostaria de parabenizar o exelente trabalho que vocês fizeram sobre os 60 anos do CERPV, entrevistando o ex- professor Emanuela Calmom Marciel.
Abraço Anselmo Quinto

Anônimo disse...

O Sr Emanuel Calmom Maciel, mais conhecido como Manú, falou com tanto entusiasmo sobre o amor dele pelo esporte e quando era prefeito (3 vezes = 12 anos) abandonou completamente o esporte. Não deu incentivo algum para nenhum atleta e nem para realizar campeonatos. O esporte simplesmente morreu com ele. Essa é uma bela forma de amor, não acham? Realmente não entendo.

Anônimo disse...

esse fato voltou a acontecer. O esporte de lençóis nao tem nenhum apoio da prefeitura e so não acaba por causa da insistencia dos atletas.

Postar um comentário